Puxado pela indústria e pelo setor de serviços, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023. Os números foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (1º).
Os dados são em comparação com os primeiros três meses deste ano. O saldo vem depois da atividade econômica brasileira crescer 1,8% com uma forte expansão da agropecuária.
No segundo trimestre, a agropecuária seguiu em alto patamar. Considerando que o setor de serviços (0,6) equivale a 70% do PIB, seu desempenho tem o maior peso no resultado total de crescimento no período. Já a indústria (0,9) teve destaque especial na extrativa e construção.
No lado da demanda, o bom desempenho do mercado de trabalho ajudou a sustentar o ritmo de consumo das famílias (0,9%). As exportações (2,9%) também contribuíram, diante do cenário externo mais positivo. Os investimentos subiram 0,1%, revertendo a queda de 3,4% do primeiro trimestre.
Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB brasileiro teve alta de 3,4%. Atualmente, a alta acumulada em quatro trimestres é de 3,2%, e no semestre, a alta acumulada foi de 3,7%. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,651 trilhões.
Com informações do site Metro1