Queda de árvore: Motociclista é atingido por árvore; trabalhador sofre acidente horas depois após podar tronco 

Foto: TV Bahia

Na madrugada desta terça-feira (31), um motociclista foi atingido pelo tronco de uma árvore enquanto trafegava na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador. Já pela manhã, horas depois, um trabalhador da área de manutenção da cidade sofreu uma queda ao tentar realizar a poda do tronco no local. 

O primeiro caso ocorreu quando o motociclista seguia na pista, no sentido para a Avenida Paralela. Ainda não há detalhes sobre o horário em que a árvore caiu, apenas que foi na madrugada. 

O motociclista foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde dele não foi divulgado. Com a queda da árvore, muitos galhos e troncos ficaram espalhados na via, que ficou totalmente interditada. 

Já no início da manhã, uma equipe terceirizada da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) foi até o local para realizar a limpeza da pista. Durante o serviço, o trabalhador usou um motosserra para cortar um tronco, que deslizou e ele caiu junto. 

A secretária detalhou que a queda foi de uma altura entre 2,5 e 3 metros. O órgão também informou que ele estava utilizando todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo capacete, luvas e botas. Porém, imagens feitas no local não mostram o trabalhador com cinto de segurança. 

Através de nota, a Seman afirmou que o servidor estava atuando na remoção da árvore quando sofreu um acidente de trabalho e foi atendido pelo serviço de saúde. A pasta ainda afirmou que ele utilizava os equipamentos de segurança individual (EPI) no momento da queda. 

O Samu retornou ao local para prestar atendimento de primeiros-socorros, e em seguida encaminhou o funcionário para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde dele. A secretaria deu seguimento ao serviço de retirada dos galhos, para limpar a pista e liberar a passagem dos veículos. 

O Ministério Público do Trabalho abriu procedimento para apurar as reponsabilidades trabalhistas pela queda do trabalhador. O órgão afirmou que irá verificar o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho previstas para este tipo de atividade, “que incluem não só o uso de equipamentos de proteção individual, como também equipamentos de proteção coletiva, sinalização da área e capacitação dos trabalhadores envolvidos”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui