Durante partida de futebol realizada na quarta-feira (17), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Baiana de Futebol (FBF), denunciou ter sido vítima de ofensas racistas proferidas por torcedores do Esporte Clube Bahia.
“Uma torcedora que absolutamente todo jogo chama o meu nome e fica me xingando, falando frases pejorativas por eu ter trabalhado no Vitória. Sempre respeitei os verdadeiros torcedores do Bahia. Ninguém tem nada para falar de mim” , afirmou Maurícia da Matta, em redes sociais.
Segundo a profissional, duas pessoas, uma mulher e um homem, estavam gritando palavrões e ofensas de cunho racial.
De acordo com Maurícia, as ofensas praticadas pela mulher são recorrentes. “Não é a primeira vez. Tem anos que essa mulher fica me insultando. Já ouvi várias vezes ela me chamar de cabelo de boneca, mas eu sempre na minha postura”.
Depois de sofrer os insultos, a fotógrafa procurou o posto policial da Arena Fonte Nova e registrou a ação em um boletim de ocorrência (BO). Conforme a Polícia Militar (PM), a dupla foi conduzida por agentes para à unidade de polícia do local.
Por meio de nota, o Esporte Clube Bahia afirmou que repudia qualquer tipo de injúria racial e que prestou assistência à vítima. Além disso, o clube reiterou a luta contra qualquer tipo de discriminação.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) também repudiou a ocorrência com a funcionária.
O caso foi registrado na Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) e é investigado pela Polícia Civil como racismo.