Racismo religioso: Terreiro é invadido 10 vezes na RMS

Foto: TV Globo/Reprodução

No domingo (21), o programa Fantástico exibiu uma reportagem especial mostrando que o Brasil é o país que tem se tornado intolerante no campo religioso. Dados oficiais do governo apontam um aumento no número de denúncias de intolerância religiosa, principalmente com as religiões de matriz africana.

Na região metropolitana de Salvador, na cidade de Dias D’Ávila, o orixá da justiça, Xangô, protege o terreiro do Pai Marcelo, porém, a criminalidade não se intimida com o meio de proteção. Nos últimos oito anos, foram dez invasões.

De acordo com relato do babalorixá, “Dez assaltos é você entrar num furacão. Fomos perseguidos. Eles não tinham mais nada para assaltar, mas eles arrombavam janela, quebravam. Todas as janelas foram trocadas do terreiro. Portas, se botava uma porta hoje, eles quebravam sete dias depois. E você entrava em pânico”.

“Eles também arrombaram, que é a casa de Xangô, onde eles botaram as imagens ao chão. Nós não temos a riqueza material. Temos a riqueza espiritual, a riqueza que fortalece a ancestralidade. Aqui está envolvido o amor, muito amor, muita dedicação”, completa o pai Marcelo.

Das dez invasões já sofridas no terreiro, Pai Marcelo já registrou quatro queixas na delegacia. Sem avanço nas investigações, ele e os frequentadores da casa investiram em câmeras de segurança para tentar inibir os criminosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui