Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fazem uma paralisação por três dias entre esta terça-feira (13) e quinta-feira (15). É a terceira semana de greves na Instituição que visa reivindicar melhores reajustes salariais. Nova assembleia será realizada na próxima sexta (16) podendo a greve se estender caso não haja negociação.
Um debate com ex-jogador e médico Afonsinho sobre “Futebol Brasileiro S.A. e a saúde está previsto para acontecer na quarta-feira, como uma forma de mobilização. No sábado (17), o tradicional evento “Fiocruz pra você” será transformado no “Fiocruz em luta pra você”. Haverá manifestação em Brasília, ações no Congresso Nacional e articulação com outras categorias em greve.
O sindicato da categoria aponta que nos últimos 15 anos os servidores tiveram perdas de poder de compra de 59% para trabalhadores de nível superior e de 75% para aqueles de nível intermediário. Com isso, eles pedem reajustes de 20% nas próximas folhas salariais deste ano, 20% em 2025 e 20% em 2026.