O ano letivo na rede estadual de ensino entra na reta final e as unidades escolares em toda a Bahia realizam, até quinta-feira (21), o conselho de classe, quando professores, gestores e a equipe pedagógica avaliam o desempenho dos estudantes e discutem sobre as ações pedagógicas desenvolvidas. Na sexta-feira (22), será a entrega dos resultados finais e o início do recesso escolar.
A coordenadora pedagógica Andréa Liger, que atua no Colégio Estadual de Tempo Integral Daniel Comboni, em Salvador, destacou o papel do conselho. “É uma instância pedagógica e deliberativa onde os professores se reúnem no final do ano, tanto para avaliar o desempenho dos alunos, quanto o próprio desempenho pedagógico, além das interferências das metodologias, os desafios alcançados e as estratégias que foram realizadas para que cada aluno pudesse cumprir melhor o seu aprendizado”.
Já o professor de Língua Portuguesa, Cláudio Gonçalves, que leciona na mesma escola e participou da atividade, fez uma avaliação do ano letivo. “Como esta é uma escola recente, a gente está na caminhada tentando construir um projeto visando o processo de aprendizagem dos estudantes. Este foi um ano de desafios em uma escola com esta estrutura e com a demanda muito grande de estudantes. Mas, a gente tem buscado, dentro dos espaços que a escola possui, fornecer instrumentos para que realmente o aluno possa aprender. Acredito que no próximo ano será ainda mais promissor, com novos projetos e desafios”, afirmou.
Matrícula
Conforme calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), as escolas estaduais também seguem realizando, até a próxima quinta-feira (21), a renovação da matrícula para o ano letivo de 2024 dos estudantes da rede estadual com frequência regular no ano letivo de 2023. A matrícula da rede estadual de ensino será realizada de 15 a 23 de janeiro.