O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou que automóveis de até R$ 120 mil comercializados no território nacional vão receber descontos de impostos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), no Palácio do Planalto, após reunião com representantes do setor automotivo.
O encontro foi feito simbolicamente nesta quinta, Dia da Indústria. Quem também participou do momento foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado pela equipe econômica do governo.
Na reunião, o governo chegou ao consenso de que o percentual de descontos deve variar entre 1,5% e 10,7%. Para definir os preços, serão utilizados três critérios: carros mais baratos vão receber maiores descontos do IPI e PIS/ Confins; veículos menos poluentes vão ter maiores descontos nos tributos; e com o aumento da produção em montadoras brasileiras, serão aplicados mais descontos.
Até o momento, ainda não foi definida uma data para quando estes abatimentos vão entrar em vigor. Quando o Ministério da Fazenda tiver definido uma, a pasta deve publicar a informação através de medida provisória.
Com informações do site Metro1