Saiba quando e como solicitar reparos no sistema de iluminação pública de Salvador

Manutenção iluminação

Pontos apagados, pontos de luzes acesas ou mesmo apagões. Estas são as situações mais comuns encontradas pelos cidadãos na capital baiana e atendidas para reparos pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). As demandas devem ser submetidas através do Fala Salvador, pelo número 156 ou pelo site www.falasalvador.ba.gov.br; pelo App Fala Cidadão, disponível no Google Play; ou pelo WhatsApp da Dsip/Semop, no número (71) 98549-8728.

Além disso, o órgão conta com mais um meio de aproximação com o cidadão: o aplicativo Ilumina Salvador, responsável pela resposta imediata e atendimento a 90% das demandas geradas desde 1º de janeiro deste ano. Nos primeiros cinco meses de 2021, foram realizadas 12.207 substituições de manutenção da iluminação pública da capital baiana. Atualmente, a cidade é iluminada por mais de 170 mil pontos de luz – desse total, cerca de 50% possui iluminação em LED, resultado de ações como o programa Iluminando Nosso Bairro.

“Atuamos em qualquer situação de emergência, como no caso de postes dando choque, luminárias caídas, queda de postes e fios, além de demandas convencionais – a exemplo de pontos apagados e apagões –, quando é interrompida a iluminação de mais de quatro pontos seguidos, ou mesmo pontos acesos durante o dia”, explica o diretor de Iluminação Pública, Junior Magalhães.

Ele ainda afirma que o dia a dia da iluminação pública da cidade é acompanhado, diuturnamente, por meio de videomonitoramento, através do sistema municipal de telegestão. “O atendimento não para e o cidadão pode acionar o 156 que, no prazo de 48h, as solicitações convencionais serão atendidas, sendo as emergenciais resolvidas em até duas horas em toda a cidade”, destaca Magalhães.

Fonte: Secom / Salvador

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