Um mês após entrega das chaves a 250 beneficiários do Residencial Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe, mais 500 famílias em Salvador foram beneficiadas com o sonho da casa própria no empreendimento Sol Nascente I, II e III, na Estrada do Arenoso, em Nova Esperança, na região do CIA-Aeroporto. A assinatura do contrato e entrega das chaves foi realizada no local, nesta terça-feira (19), e reuniu o prefeito Bruno Reis, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, e o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.
Os cidadãos foram contemplados através do programa habitacional Casa Verde e Amarela e aprovados pela Caixa Econômica Federal. Parte dessas pessoas foi contemplada com o imóvel por meio de seleção na internet, realizada nos anos de 2019 e 2020, e outra parte vivia em ocupações no casarão da Ladeira da Praça, no Centro da cidade, e na comunidade Paz e Vida, na Mata Escura – ambas consideradas áreas de risco e que passaram por um processo de reassentamento.
Durante a assinatura dos contratos, o prefeito lembrou da situação dos moradores da comunidade Paz e Vida, na Mata Escura, que viviam em situação precária e, agora, recebem um lugar mais digno para morar. “Quem vivia no Paz e Vida tinha tudo, menos paz e vida. As pessoas moravam em barracos de madeira, em casas que não tinham banheiro, com esgoto a céu aberto, tendo que conviver com baratas e ratos. Na ocasião, nós dissemos que as traríamos para morar com toda a dignidade. Hoje, está sendo feito o reassentamento dessas 194 famílias, que esse ano, com fé em Deus, terão um Natal muito melhor. Também estão sendo trazidas 18 famílias de um casarão da Ladeira da Praça aqui para o Sol Nascente”, afirmou.
O ministro Rogério Marinho garantiu a continuidade e intensificação das parcerias entre os governos federal e municipal. “O sonho de vocês que está sendo realizado aqui é o sonho de milhões de famílias brasileiras. Nós temos que continuar trabalhando muito. Nós vamos estabelecer mais parcerias com a Prefeitura de Salvador, uma prefeitura que tem uma capacidade de execução bem acima da média das demais prefeituras do Brasil, uma prefeitura competente, operosa, trabalhadora, que tem honrado o voto e a confiança da população de Salvador”.
Entrega – Além dos 500 contratos, os outros 380 dossiês passam por análise da Caixa Econômica Federal para a assinatura do contrato, vistoria e entrega gradativa das chaves, à medida em que houver uma devolutiva da instituição. A expectativa é que o processo seja concluído até o final de novembro e que nesse prazo todas as 880 chaves tenham sido entregues.
Estrutura – Os residenciais Sol Nascente I e II são compostos por 15 blocos cada e o Residencial Sol Nascente III, por 14 blocos, reunindo 880 moradias no total. Cada apartamento possui 47 metros quadrados distribuídos por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O empreendimento conta com quadra de esporte, centro comunitário e parque para as crianças.
Balanço – Com o antigo programa Minha Casa, Minha Vida, a Prefeitura entregou 12.339 unidades habitacionais em 24 empreendimentos em localidades como Fazenda Grande, Ceasa, Pirajá, Coutos, Jardim das Margaridas e Boca da Mata. Já com o atual Casa Verde e Amarela, outras 500 unidades foram entregues recentemente em São Tomé de Paripe.