Revisão da vida toda: entenda o que é 

INSS começa a pagar décimo terceiro nesta quarta (24)
Foto: Agência BRASIL

A revisão da vida toda é o recálculo do valor da aposentadoria. A conta leva em consideração todas as parcelas pagas por uma pessoa desde que começou a contribuir com o INSS e pode elevar o benefício recebido por aposentados e pensionistas. 

Vale solicitar? 

A revisão opera por uma lógica contrária à evolução salarial vivida pela maior parte da população: ela beneficia quem recebia mais no início da carreira e passou a receber menos. 

Normalmente, trabalhadores iniciam a vida profissional recebendo menos e, conforme ganham experiência e conhecimento, passam a ter salários mais altos. 

Assim, na prática, o pedido de revisão da vida toda só é vantajoso para aqueles que recebiam salários mais altos antes de 1º de julho de 1994. 

Isso, porque esses valores entrarão no grupo das maiores contribuições feitas ao longo da vida do trabalhador e vão passar a fazer parte do cálculo para a aposentadoria. 

Quem pode solicitar 

  • Ter recebido a primeira parcela de aposentadoria entre 2013 e 2019; 
  • Ter começado a contribuir com o INSS antes da mudança de moeda vigente no país, ou seja, antes de 1º de julho de 1994. 

Não pode solicitar 

  • Se aposentou depois da Reforma Previdenciária de 13 de novembro de 2019; 
  • Começou a contribuir com o INSS depois da Reforma Previdenciária de 26 de novembro de 1999; 
  • Recebeu a primeira parcela da aposentadoria há mais de 10 anos 

Com informações do site G1 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui