Através de um comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Rio de Janeiro, informou que abriu uma sindicância interna para reconhecer e penalizar os culpados pela infecção de seis pacientes transplantados que foram contaminados com o vírus HIV.
De acordo com a nota, o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), vinculado à Secretaria de Saúde, está examinando 288 doadores. Ainda segundo o comunicado, não serão fornecidas mais informações acerca das circunstâncias, visando a preservação dos pacientes e doadores.
Além disso, a nota informa que foi formada uma comissão multidisciplinar para prestar apoio aos pacientes vitimados e que ações imediatas foram implementadas para assegurar a proteção dos transplantados. O informe ainda anunciou, novamente, que o laboratório responsável pelo incidente teve seus serviços suspensos assim que o caso foi confirmado, com todos os exames de doadores e transplantados tendo sido passados a realização feita diretamente no Hemorio.
Conforme a SES-RJ, está sendo promovido um rastreamento reavaliando todas as amostras de sangue abrigadas desde dezembro de 2023, que é a data que o laboratório começou o fornecimento. A nota finaliza com a SES-RJ declarando que mais de 16 mil vidas foram salvas por seu trabalho e que sempre foi realizado um trabalho de excelência.