As escolas da rede estadual de ensino da Bahia vão retomar o modelo de aulas 100% presenciais, a partir do dia 18 de outubro, conforme anúncio feito pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8).
Os alunos que cursam o ensino médio na rede estadual estão com aulas no regime semipresencial desde 26 de julho, em sistema híbrido – metade presencial, metade virtual. Já os estudantes do ensino fundamental começaram no dia 9 de agosto.
Antes disso, os cerca de 175 mil alunos estavam sem ir para a escola desde 18 de março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.
Durante agenda no município de Floresta Azul, no sul baiano, o governador disse que ainda o estado terá mais uma semana para finalizar a preparação da retomada totalmente presencial.
“As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno”, explicou Rui.
No dia 23 de setembro, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que as aulas da rede municipal de Salvador se tornariam 100% presenciais. No entanto, os professores se opuseram e não aderiram ao retorno. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Bahia (APLB) informou que vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA).