O chefe da agência espacial russa informou ainda que o país tem trabalhado em sua própria estação, que deve ter primeiros módulos montados no espaço em 2025
Chefe da Roscosmos, agência espacial russa, Yuri Borisov anunciou que o país não vai mais participar das operações da Estação Espacial Internacional a partir de 2024 e informou que a Rússia está trabalhando em um projeto próprio.
De acordo com informações do jornal O Globo, a decisão de encerrar a cooperação espacial com o Ocidente está ligada à guerra na Ucrânia e foi anunciada durante uma reunião com o presidente Vladimir Putin.
“Você [Putin] sabe que estamos trabalhando no âmbito da cooperação internacional na Estação Espacial Internacional. É claro que cumpriremos todas as nossas obrigações com nossos parceiros, mas a decisão e a saída desta estação após 2024 foram tomadas”, disse Borisov, segundo a agência Tass.
O chefe da agência espacial afirmou que a saída ocorrerá de maneira pacífica e coordenada, e explicou que a medida visa também atender às necessidades da economia da Rússia. “A indústria está em uma situação difícil e vejo que minha principal tarefa, junto com meus colegas, não é cair, mas elevar o nível e, antes de tudo, fornecer à economia russa os serviços espaciais necessários”, disse Yuri Borisov, dando como exemplo os setores de navegação, comunicações, transmissão por satélites e dados meteorológicos.
Borisov informou ainda que o país tem trabalhado no projeto de uma nova estação espacial própria, a ROSS, que deve ser concluído até o fim do próximo ano. Ele prevê que os primeiros módulos devem ser montados no espaço em 2025.