Sacolas plásticas: 5 estabelecimentos de Salvador já foram notificados por não fornecer embalagens biodegradáveis gratuitamente

Câmara vota projeto que estabelece gratuidade das sacolas plásticas em Salvador
Foto: Reprodução/ Internet

Na segunda-feira (15), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) deu início a fiscalização do fornecimento de forma gratuita de sacolas recicláveis em estabelecimentos de Salvador. No primeiro dia da operação, cinco comerciantes foram notificados.

A nova lei das sacolas recicláveis entrou em vigor no domingo (14), depois do aperfeiçoamento do texto antigo. Agora, além de proibir sacolas não-recicláveis nos estabelecimentos, ela obriga que os comerciantes forneçam gratuitamente uma alternativa de embalagens biodegradáveis ao consumidor. Aqueles que não se adequarem estão sujeitos a penalidades, que vão desde notificações até multas que variam entre R$900 e R$9 milhões.

“Além da gratuidade, os lojistas precisam fornecer alternativas recicláveis e que suportem os produtos, para garantir um transporte seguro. É válido ressaltar que as caixas de papelão não podem ser a única opção ofertada”, explicou a diretora-geral da pasta, Talita Vilarinho. Os consumidores podem acionar o Codecon através do aplicativo Codecon Mobile, do site da pasta ou da Central de Atendimento Disque Salvador – 156.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui