Salvador 472 anos

Salvador, primeira capital do Brasil, terceira maior cidade do país com 2.886.698 milhões de habitantes (IBGE/2020) completa 472 anos. Foi fundada em 29 de março de 1549, por Tomé de Souza, com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Cidade conhecida pelo rico patrimônio histórico, pela riqueza cultural e claro, pelas belezas naturais e pela peculiaridade da alegria do seu povo.

São 472 anos de uma cidade que enfrenta um dos momentos mais difíceis de sua história. São muitos momentos ricos de cultura, alegria, festa, mas com a pandemia no novo coronavírus (Covid-19) tudo está sendo diferente. O soteropolitano precisou se reinventar diante da dificuldade duramente imposta.

Na Bahia foi atingido o recorde de 1,272 milhão de pessoas desocupadas em 2020, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) trimestral, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número corresponde a uma taxa de desemprego de 19,8%, o maior índice do país e o maior já registrado no estado.

Além disso, a taxa da Bahia superou a média geral nacional, que foi de 13,5%. A última vez que a Bahia teve um índice tão negativo foi em 2016, quando registrou 15,9% de taxa de desocupação.

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação histórica registrada na Bahia em 2020 foi resultado de recordes negativos em todos os grupos envolvidos no mercado de trabalho. O número de pessoas trabalhando, formal ou informalmente, teve o patamar mais baixo desde 2012: 5,159 milhões.

Mais um ano em que nossa capital não sentirá o clima de festa e alegria que só o soteropolitano conhece há anos. Esse aniversário, mais uma vez será diferente por conta da pandemia do covid-19.

No ano passado, na passagem de mais um aniversário da nossa capital, muitos soteropolitanos saíram em suas janelas para aplaudir, bem no início da pandemia em 2020, já que o Festival da Cidade, evento que celebrava a festa, foi adiado na época pelo então prefeito ACM Neto (DEM) no intuito de reduzir o risco da disseminação do novo coronavírus.

As medidas de restrição para conter os índices de novos casos de covid-19 e ocupação dos leitos de UTI estão mais rígidas nesta segunda-feira (29) em Salvador. A decisão foi tomada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) em conjunto com o Governador Rui Costa (PT) e demais prefeitos da região metropolitana como alternativa para não antecipar feriados. A ação será válida até as 5h do dia 5 de abril.

Nesta segunda (29), apenas supermercados, padarias, farmácias, clínicas veterinárias e o sistema de saúde poderão funcionar. Os gestores também concordaram na retomada das atividades econômicas no dia 5 de abril. No início da próxima semana, o prefeito Bruno Reis vai se reunir com empresários e representantes do comércio para discutir esse retorno, que ocorrerá de forma escalonada.

Na manhã desta segunda-feira (29) o prefeito Bruno Reis (DEM) postou em uma rede social sobre o aniversário da cidade “Salvador é sinônimo de fé, alegria, amor e resistência. Hoje, no seu aniversário, peço licença para agradecer a cada pessoa que está fazendo sua parte no momento mais difícil que nossa geração viveu. É nesse momento que a gente se une, se reinventa e se transforma para vencer mais essa batalha. Tenho certeza que juntos, com o mesmo objetivo, com fé, união e força, vamos sair ainda mais fortes dessa pandemia. Salve, Salvador! Parabéns pelos 472 anos de resiliência.”

Sabemos que tudo que estamos passando está mais próximo de acabar. Por isso a equipe do SSA NOTÍCIAS, reitera a importância de – se possível – ficar em casa, continuar mantendo o distanciamento social, uso da máscara e o uso do álcool em gel.

A passagem de mais um aniversário de Salvador não é o momento de celebrar, mas de resgatar e mostrar a força, trabalho beleza e riqueza que só o soteropolitano sabe que tem.

Por Tiago Gouvêia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui