Um estagiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi preso em flagrante em Salvador por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes em empréstimos consignados. A prisão foi realizada na quarta-feira (17) e, além dele, duas estagiárias do instituto foram apreendidas.
Conforme as investigações da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Previdência Social, o trio realizava dezenas de procedimentos fraudulentos. Veja como os estagiários agiam:
Diariamente, eles desbloqueavam benefícios para fins de empréstimos consignados, sem que o verdadeiro titular pedisse o serviço;
Para conseguir o desbloqueio, eles inseriam documentos falsos nos sistemas do INSS;
Quando o benefício era desbloqueado, outros envolvidos, que ainda não foram identificados, buscavam o dinheiro nas instituições bancárias, também com o uso de documentos falsos.
Depois que o esquema foi descoberto, o estagiário, que não teve o nome e idade divulgados, foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia.
Por terem menos que 18 anos, as outras duas estagiárias envolvidas no esquema foram levadas para a Delegacia do Adolescente Infrator da Polícia Civil da Bahia.
As investigações prosseguirão para identificar demais membros da associação criminosa.