Vacinação antirrábica para pets é intensificada na capital baiana
A Secretaria de Saúde de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), comunicou nesta quarta-feira (6) que donos de pet podem encontrar, gratuitamente, a vacina antirrábica para cães e gatos das 08h às 14h, de segunda à sexta-feira, em 120 postos na capital baiana. De acordo com a veterinária do CCZ, Danielle Dantas, a vacinação está sendo itensificada.
Embora o último caso de raiva humana em Salvador tenha sido registrado há quatro anos, Minas Gerais, que faz fronteira com a Bahia, notificou quatro mortes por causa da doença (anteriormente, o Estado estava há dez anos sem casos, segundo a Secretaria de Saúde de Salvador).
Além disso, esse ano houve a identificação da raiva silvestre em morcegos. Em São Paulo também houveram registros de morcegos infectados transmitindo a doença para outros animais. Geralmente, os animais mais atingidos pela raiva são c~es e gatos, mas morcegos, raposas, gatos do mato, saguis, gambás, bois e cavalos também são transmissores.
“Estamos intensificando a vacinação de cães e gatos para mantê-los protegidos contra a raiva. Esse ano, identificamos a circulação de raiva silvestre em morcegos e, por esse motivo, é importante garantir a imunização dos animais de estimação, já que essa é uma zoonose imunoprevinível e letal. Dessa forma contribuímos também para inibição da circulação do vírus”, explicou Danielle Dantas, veterinária do CCZ.
Confira a lista dos 120 postos que estão aplicando a vacina, clique aqui.
Quem tiver contato com qualquer animal suspeito de raiva deve lavar, imediatamente, o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde.