
A lei que institui uma secretaria especial responsável pela implantação do sistema viário da Ponte Salvador-Itaparica foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23).
O Governo da Bahia havia anunciado que divulgaria o nome do titular da nova pasta durante uma coletiva de imprensa no mesmo dia, mas o evento foi cancelado devido às fortes chuvas que atingem Salvador desde o início da semana.
Os nomes do secretário e dos integrantes da equipe devem ser divulgados nos próximos dias.
O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 14 de outubro.
A construção da Ponte Salvador-Itaparica está prevista para começar em junho de 2026. O sistema viário vai integrar a capital baiana ao interior do estado, conectando-se às rodovias BR-101, BR-116 e BR-242.
O investimento total é estimado em cerca de R$ 12 bilhões, somando recursos privados e contrapartidas do Governo do Estado.
O projeto será dividido em cinco trechos: os acessos viários em Salvador, a estrutura principal da ponte — com 12,4 km de extensão —, a chegada à Ilha de Itaparica, o desvio de Mar Grande e a recuperação e duplicação de parte da BA-001, entre Cacha Pregos e a cabeceira da Ponte do Funil.