Confirmado segundo caso de varíola dos macacos na Bahia

Foi confirmado nesta quinta-feira (14), através dos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e da Bahia, o segundo caso da varíola dos macacos no estado. A informação também foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

De acordo com informações da Sesab, o paciente reside em Salvador e tem histórico de viagem internacional. O primeiro caso havia sido confirmado na quarta-feira (13). 

Um caso suspeito já foi descartado e outras quatro notificações de moradores da capital baiana seguem em investigação. Os resultados dos exames devem sair nos próximos dias, mas os órgãos de saúde não deram detalhes sobre as datas.

A Monkeypox assemelha-se à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são adenomegalia, dores de cabeça, nas costas e musculares, febre, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram por volta de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  • – Invasão, que pode durar de 0 a 5 dias, com cefaleia, febre, mialgia, astenia intensa e dor nas costas;
  • – Erupção cutânea, que se inicia entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas que se assemelham a sífilis ou varicela, diferenciando-se apenas na evolução uniforme das lesões. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui