Sem casos registrados na cidade, SMS discute plano para combater varíola dos macacos

Secretário lembrou que país não conta com vacina e afirmou que a prefeitura avalia ‘plano de contingência, caso seja necessário’

Com oito casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil, o secretário municipal de Saúde de Salvador, Décio Martins, afirmou que a prefeitura tem monitorado a doença e discute formas de lidar com uma possível crise.

“Existem poucos casos no Brasil, mas é óbvio que a nossa equipe, internamente, tem discutido bastante pra termos um plano de contingência, caso seja necessário o enfrentamento de mais essa doença que nós estamos observando o crescimento”, disse o titular da SMS, nesta terça-feira (21), ao bahia.ba.

“Nós tivemos um caso aqui que estava sob suspeita. Foi, inclusive, emitido uma nota técnica pelo CIEVS municipal e da Sesab. Ele estava sob avaliação, mas, graças a Deus, esse caso não foi confirmado como varíola”, lembrou o secretário de Saúde de Salvador.

Décio Martins revelou ainda que o Ministério da Saúde avalia a possibilidade de vacinar os trabalhadores da área da saúde e lembrou que atualmente não há imunização contra a varíola no país. “Neste momento não existe vacina no Brasil, pois é uma doença erradicada desde a década de 1970, mas está existindo bastante discussões”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui