SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TJBA PROMOVE FEIRA DE EXPOSITORES DE 23 A 25/08

Durante a 4ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), promove uma feira temática de quarta (23) a sexta-feira (25), no prédio-sede do Judiciário baiano, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Cerca de 19 expositores de instituições diversas estarão na Praça de Serviços com produtos relacionados à acessibilidade e inclusão, como brinquedos educativos e lúdicos, Bengala Inteligente WeWalk (GPS) e cadeira de rodas elétrica.

“Todos nós temos um parente ou conhecemos alguém que se situa na categoria de pessoas com deficiência”, afirma o Presidente da Comissão de Acessibilidade, Desembargador Rolemberg José Araújo Costa, destacando que as ações institucionais do Tribunal baiano são importantes para dar visibilidade a esse tema.

A feira conta também com uma exposição fotográfica de Betina Valente, com imagens voltadas para a inclusão de crianças com Síndrome de Down; um estande da premiada marca Il Sordo Gelato; uma experiência de massoterapia com a Associação Baiana de Cegos (ABC); e uma demonstração de uma máquina de Braile, dominó e xadrez para cegos.

Unindo inclusão e arte, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae) traz uma exposição de telas criadas por pessoas com Síndrome de Down, além de oferecer caricaturas em desenho ao vivo na quarta-feira (23). Já a Associação de Amigos do Autista (AMA) traz itens colecionáveis para a venda, como camisas de time de futebol autografadas.

Além dos expositores na feira temática, a programação do Judiciário baiano para a 4ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência – que acontece de 22/08 a 25/08 – inclui palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais e campanhas de doação a instituições.

Cabe destacar que quem desejar pode doar alimentos não-perecíveis para a instituição Lar Vida. Os pontos de coleta estão no átrio do TJBA e na sala da Ação Social (308-S).

Estarão presentes na feira, além das já citadas, as instituições: Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da Bahia (APADA); Abraço a Microcefalia; Instituto de Cegos da Bahia (ICB); Associação Bahiana de Síndrome de Down (SER DOWN); Associação Baiana Para Cultura e Inclusão (ABACI); Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF); Tecmédica; Patrícia Braille; Nalva Equoterapia; Escola Evolução; Loja Colorê; Associação de Amigos do Autista (AMA); Lar Fonte da Fraternidade; Mais Autonomia; e o Instituto de Organização Neurológica da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui