Setor de Turismo apresenta alta no número de empregos gerados desde maio de 2021

Air France anuncia início das operações em Salvador
Avião com 62 pessoas desaparece na Indonésia após decolar | Foto: Divulgação

Maio de 2022 teve a terceira alta consecutiva, de 2,6%, deixando o segmento apenas 0,1% abaixo dos números registrados antes da Covid-19

A atividade turística foi muito impactada pela pandemia de Covid-19, mas, as pessoas têm voltado a viajar aos poucos, reaquecendo o setor de turismo brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números têm se mostrado positivos e se aproximam dos índices pré-pandemia. No mês de maio, o segmento teve seu terceiro aumento consecutivo, de 2,6%, e está apenas 0,1% abaixo dos números registrados antes da Covid-19. Até mesmo o mercado desse nicho tem sido de oportunidades. Segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor tem aumentado o emprego formal. Desde maio de 2021, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos. Os serviços de hospedagem são os que mais contratam.

Viviane Magalhães é diretora de Recursos Humanos de um grupo de hotéis e resorts e confirma essas projeções nas contratações. “Com a vacinação, as pessoas se sentem mais segurar em viajar. Nós estamos observando o retorno dos eventos, o que é muito positivo para o turismo e a hotelaria como um todo. Tudo isso impacta no número de contratados”, diz. A CNC fez uma projeção indicando um aumento de 2,4% para o setor neste ano. No entanto uma nova projeção indicou um aumento um pouco maior, de 2,8%.

Para Alexandre, diretor do Conselho Empresarial de Turismo da CNC, mesmo com a situação inflacionária que o país enfrenta, as pessoas estão se acostumando e podendo viajar. Ele percebe que o aumento dos preços das passagens aéreas acaba sendo um empecilho para o turismo, mas espera que melhore no verão brasileiro, com a chegada de turistas estrangeiros. “A oferta de companhias aéreas deve subir um pouco, o preço deve estabilizar. Ainda temos um longo percurso a fazer, mas acho que vai colaborar para termos uma temporada de verão muito melhor que esses últimos dois anos”, diz. As férias escolares de julho e o turismo corporativo também contribuíram para o aumento do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui