Na quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (SINDMETRO-BA) informou que foi acordado o fechamento da empresa Costa Verde. De acordo com a categoria, todos os empregados irão ser demitidos, não existindo a possibilidade de mudança de emprego ou função por acordo.
Já nesta sexta-feira (05), o presidente do Sindimetro, Mário Cléber de Menezes, convocou a categoria para um ato na Estrada do Coco. O fechamento da empresa ocorrerá no próximo dia 2 de maio. “TODOS os rodoviários serão demitidos e homologados, com todos seus direitos trabalhistas e que no próximo dia 08/04/2024 (segunda-feira) todos entrarão no AVISO PRÉVIO TRABALHADO”, explica.
Para o sindicato, a decisão da Costa Verde é uma “catástrofe”. “Causará danos irreversíveis a todos, haja vista que será impactado mais de 1.520 trabalhadores e trabalhadoras direta e indiretamente, com todos perdendo direito à saúde, com a perda do plano de saúde, incluindo-se ai esposas, filhos e filhas, que passarão a não ter mais assistência médica, inclusive, com centenas ainda em tratamento médico”, informa a nota encaminhada à imprensa.
A categoria alega que acontecerá um “efeito dominó”, pois “outras empresas, realizarão também demissões”. “Não é só o seu emprego que está em jogo, é a manutenção das nossas famílias”, pede o presidente do sindicato.