Sobrecarga: Aumento em número de acidentes de moto deixa sistema de saúde sobrecarregado

Foto: Reprodução/ Internet

De acordo com um levantamento do site Metro1, excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e uso de celular são algumas das infrações mais cometidas por motoristas de motocicleta em Salvador. E como consequência de tudo isso, tem tido um volume assustador de mortes e acidentes nas vias da capital baiana. Só nos últimos dois anos, entre 2022 e 2023, foi registrado um crescimento de 37% no número de feridos em acidente com moto. O resultado disso é uma sobrecarga direta ao sistema de saúde do estado. 

No total, foram 2.970 motociclistas e passageiros feridos em acidentes nas vias soteropolitanas em 2023. O número é da Transalvador, que apontou ainda um total de 62 mortes neste tipo de ocorrência – um número que representa um crescimento de 24% quando comparado aos óbitos de 2022. A Avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como Suburbana, foi o local que mais registrou mortes por acidente de moto no ano passado. A via somou 10 óbitos no total. 

Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de internações por acidentes de motocicleta chegou a 1.115 em 2023. Esse grande volume faz com que os acidentes de moto representem uma das causas externas que mais impactam no sistema de atendimento de saúde do estado. O diretor Geral de Gestão das Unidades Próprias da Sesab, Michael Carmo contou que esses acidentes geram uma demanda significativa, que vai desde o pré-hospitalar, como as unidades do Samu, até o pronto socorro, sobrecarregando as unidades de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui