Em Salvador, a irregularidade foi encontrada no sábado (9) durante uma ação conjunta da Neoenergia Coelba e Polícia Civil, o estabelecimento localizado no bairro Itapuã não teve o nome divulgado.
Outras sete unidades da mesma rede localizadas em cinco municípios baianos também tiveram o serviço interrompido, após serem flagradas praticando a mesma irregularidade.
A Coelba informou que o estabelecimento da capital baiana foi identificado após uma operação de combate ao furto de energia realizada em todo o estado pela distribuidora, a ação tinha como foco estabelecimentos do ramo alimentício.
A distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, para auxiliar na identificação de unidades como possíveis consumidoras irregulares.
A utilização desses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate a furto de energia. A empresa informou ainda, que na ação houve a participação de 14 técnicos e eletricistas da distribuidora, além de profissionais da Polícia Técnica e Polícia Civil da Bahia.
Durante esta operação foram recuperados cerca de 450 mil quilowatt-hora (kWh) de energia, capaz de abastecer mais de quatro mil residências durante um mês.
O “gato” era utilizado para o fornecimento de energia aos estabelecimentos, sem a medição de consumo.