5 Tecnologias atuais aplicadas a tratamentos odontológicos

Tecnologia odontológica

O uso da tecnologia é essencial para praticamente todas as áreas da nossa vida. E para aplicação no “mundo” do tratamento dentário não seria diferente.

Diante disso, apresentamos 7 tendências de tratamento dentários que a tecnologia tornou possível

1 – Fim do barulho do motorzinho do dentista

O pavor que o barulho do motor da dentista causa é quase unanimidade. Diante disso, essa ferramenta que assusta muita gente é conhecida na odontologia como caneta de alta rotação. Como o próprio nome diz, a partir de uma alta rotação da turbina, feita por ar comprimido e irrigada com água abundante, possibilita que a broca perfure ou corte o esmalte do dente. Esse procedimento geralmente é feito para se remover tecido cariado, preparar superfícies para prótese, acessar o canal do dente ou, até mesmo, um simples polimento no sorriso.

Uma das soluções advindas da tecnologia para a solução desse problema foi o uso da caneta de alta rotação. Ela não emite o temido som, pois gira devido a uma rotação de turbina a partir de um motor elétrico, o que faz com que o ruído emitido seja similar a um sopro. Além disso, há a redução da vibração e com isso o paciente não sente que o procedimento está sendo realizado, fazendo-o sentir-se mais cômodo e com menos medo.

2 – Anestesia

Há três opções de anestesia: a infiltração local, o bloqueio de campo e o bloqueio de nervo. Todas são escolhidas dependendo da extensão da área que se deseja anestesiar. “Na infiltração são anestesiadas apenas pequenas terminações nervosas, no bloqueio de campo, os ramos nervosos terminais maiores e, no bloqueio de nervo, os grandes troncos nervosos”.

 A forma de aplicação tinha apenas o modo manual. Hoje em dia, a tecnologia proporcionou a aplicação de anestesia motorizada. Um aparelho anestésico   permite que a quantidade da anestesia aplicada seja regulada, assim como a velocidade da aplicação. Ou seja, a injeção é toda feita com a precisão e a segurança do aparelho, enquanto o dentista se preocupa em direcioná-lo para a área que será anestesiada.

Essa técnica traz benefícios como: evitar a dormência da boca. Além disso, é mais preciso porque a dosagem pode ser calculada conforme as condições físicas de cada paciente. E, graças à aplicação mais lenta e suave, é bem mais fácil verificar a reação do paciente à anestesia.

3 – Gel para tratamento de cáries

Na busca para reduzir a dor nos tratamentos dentários, um gel foi a solução criada por um laboratório Argentino.  Aplicado sobre o dente cariado, depois de dois minutos, o dentista já consegue retirar tanto o gel como a cárie com o auxílio de uma ferramenta chamada “colher de dentista” (uma espécie de “pazinha”). O procedimento é indolor, portanto, dispensa o uso de anestesia.

Uma substância única é formada quando o gel é colocado em contato com o dente lesionado se liga a uma proteína liberada pela bactéria que causa a cárie. Segundo o laboratório que desenvolveu o produto: “O gel não reage com a dentina sadia. Então, não há risco de o produto atuar sobre o dente sadio”.

4 – Planejamento digital do sorriso

O Digital Smile Design (DSD), planejamento digital do sorriso em português, é uma técnica que que possibilita  de planejar o sorriso em meio digital antes de realizar as intervenções e tratamentos para de  fato  alcançar vantagens e benefícios, tanto para o profissional quanto para seu paciente.

O método DSD consiste em utilizar recursos tecnológicos e equipamentos modernos para:

  • obter dados e informações;
  • conhecer a anatomia e características do paciente;
  • analisar detalhes;
  • identificar problemas;
  • planejar o sorriso ideal para cada face;
  • definir os melhores procedimentos para alcançar os resultados pretendidos.

5 – Escova de dentes

A tecnologia está bem presente na assepsia de dentes. Nesse ponto, um dos destaques são para as escovas de dentes inteligentes. As escovas usam dispositivos com sensores para detectar quando o usuário está aplicando muita pressão ou não escovando corretamente um determinado ponto da boca. Esses sensores então mandam essas informações para aplicativos. O app utiliza esses dados e os algoritmos para avaliar sua escovação e dizer onde e como melhorar. Várias empresas estão lançando escovas com essas características e demais funcionalidades tecnológicas.

Conclusão

Apresentamos apenas cinco iniciativas para demonstrar que a tecnologia está revolucionando o tratamento e a assepsia bucal. No entanto, o investimento em tecnologias de ponta não costuma ser baixo. Mas quem já aderiu às tecnologias odontológicas mais avançadas garante que há um bom custo-benefício, já que os procedimentos são realizados de forma mais rápida e eficaz, o que resulta, portanto, em uma economia significativa em tempo de clínica e consequentemente em qualidade no atendimento.

Colaboradora: Tatiane Lena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui