Recentemente o aplicativo de mensagens Telegram sofreu mais uma ordem se suspensão no Brasil, desta vez, por indicação da Justiça federal do Espírito Santo. O aplicativo não teria entregado à Polícia Federal informações consideradas importantes no combate a grupos extremistas presentes na rede. Por conta disso, o Telegram está novamente banido do Brasil.
Na sequência da ordem prévia emitida pela Justiça Federal do Espírito Santo, e de acordo com o portal Techtudo, apenas parte da informação solicitada para combater grupos extremistas presentes no app havia sido entregue. Na terça-feira, 25 de Abril de 2023, foi dado um prazo final de 24 horas para o cumprimento total da ordem, mas o Telegram não cumpriu. Seguiu-se, portanto, a execução da ordem de suspensão.
O Techtudo cita um documento oficial da Polícia Federal, indicando que grupos extremistas estariam incentivando jovens menores de idade a praticar atos racistas e antissemitas e até ações terroristas em escolas, e a compartilhar informação sobre esses atos.
O aplicativo já havia sido banido ou restringido em outros 11 países, justamente por violar ou não cumprir regras dos locais.
Confira os países onde o aplicativo já havia sido banido:
- China;
- Índia;
- Rússia;
- Belarus;
- Indonésia;
- Azerbaijão;
- Bahrein;
- Cuba;
- Irã;
- Paquistão;
- Tailândia;
- Alemanha e
- Hong Kong.
Com informações dos sites NordVPN e Poder 360