Tik tok a nova rede social que ameaça concorrentes de peso como Instagram e you tube.

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O que é o tik tok?

Essa pergunta já é facilmente respondida por centenas de brasileiros que já estão familiarizados com a nova rede social do momento.  

Tik tok é um aplicativo de interação social que se caracteriza por apresentar vídeos breves ( até 60 segundos) e criativos. Ela surgiu no ano de 2016 e pertence a  empresa chinesa ByteDance.

Esse é um aspecto que chama a atenção por ser a primeira grande rede social que não pertence aos americanos. E isso graças ao seu direcionamento divertido e segmentação para o público jovem.

O expressivo número de downloads não resta dúvida que você precisa conhecer melhor esse novo fenômeno da comunicação.  

Então vamos lá.

Como o TikTok surgiu?

O TikTok é um aplicativo que surgiu a partir da fusão com o Musical.ly, que tinha um direcionamento voltado para a música.

Essa linha se manteve, porém, a proposta de seus criadores era expandir a atuação e realmente desenvolver um aplicativo que disputasse com os gigantes do segmento.

A partir desse movimento de fusão, novas ideias foram implementadas para uma abordagem diferente na oferta ao usuário. A proposta era levar um aplicativo mais completo e que, principalmente, permitisse interação entre os usuários.

Esse novo conceito fez com que o TikTok fosse mais do que somente um aplicativo de dublagem e música, se tornando uma rede social.

O que mais impressiona ao observar o TikTok é a velocidade com que ele conseguiu seu “boom”. A fusão com o Musical.ly aconteceu em agosto de 2018 e, em outubro do mesmo ano, o aplicativo já superava em número de downloads alguns gigantes como o Facebook, o YouTube e o Instagram.

O que motivou o crescimento do TikTok?

Tendo feito muito sucesso nos EUA, o Musical.ly também era chinês, ainda que tivesse uma sede na Califórnia. A partir disso, a popularização do antigo aplicativo aconteceu mais facilmente. Na fusão com o TikTok, esse movimento de rápida conquista de público foi natural.

Os valores da operação

A fusão entre TikTok e Musical.ly movimentou nada menos do que valores entre 800 milhões a 1 bilhão de dólares.

Como foi o início do TikTok no mercado americano e mundial?

Talvez o que mais surpreenda no crescimento do TikTok seja a rápida ascensão que o aplicativo obteve em menos de um ano, indo além do mercado asiático.

Apesar de assustar quem vê de fora, todo esse movimento foi devidamente pensado. Afinal, qual empresa investiria 1 bilhão de dólares sem a certeza de que o negócio teria excelentes perspectivas de expansão? Em apenas 3 meses do funcionamento do novo TikTok, 130 milhões de usuários ativos já podiam ser contabilizados no aplicativo.

Números tão impactantes serviram para animar os investidores, que, naquele momento, entenderam que o planejamento realizado poderia ser alcançado.

Como funciona o TikTok?

O TikTok é um aplicativo muito próximo da ideia do antigo Musical.ly: estimular a criatividade de músicos, permitindo que eles façam apresentações diante da câmera do smartphone por meio de conteúdo em vídeo.

No entanto, as mudanças do aplicativo trouxeram várias possibilidades de edições, além de funções como dublagem e muitas outras formas de gerar conteúdo.

O próprio aplicativo disponibiliza um acervo de canções que podem ser dubladas pelos usuários, o que torna o uso bem divertido.

Hoje, também há funções já vistas e exploradas para ganhar seguidores no Instagram, como filtros, adesivos e uma série de outras funções de edição. Juntos, esses elementos dão aos usuários as ferramentas necessárias para explorar a criatividade. O uso vai muito além das dublagens e das músicas, com todo tipo de conteúdo divertido sendo gerado para um público jovem e que engaja com muita facilidade.

Hashtags

O aplicativo também permite segmentar os vídeos por meio de hashtag. Assim, como no Instagram, é possível encontrar diferentes temas com os termos inseridos após o “#”.

Para quem quer ganhar popularidade no TikTok, usar esse recurso é fundamental para ter visibilidade.

Mensagens

A maior proximidade com o conceito de rede social abriu espaço também para as mensagens diretas, também já muito utilizadas no Instagram.

Os usuários podem se comunicar de maneira mais efetiva com quem seguem, além de todos os outros perfis do TikTok.

Variedade de conteúdo

Ao acessar o TikTok atualmente, é possível perceber como o aplicativo não se limitou apenas à temática musical.

Os conteúdos são de todos os tipos, criados por pessoas de todas as idades, porém, sempre com uma característica principal: o humor.

Musers

Os Musers estão para o TikTok assim como os youtubers estão para o YouTube. Esses usuários geram conteúdo há bastante tempo, se dedicando bastante à proposta da plataforma.

Por terem praticamente se profissionalizado, seus vídeos são mais famosos e acessados. Eles também fazem o papel dos influencers, tão comentados ultimamente, em especial, quando o assunto é marketing de influência.

Uso

Para começar a usar o TikTok é muito simples: basta baixar o aplicativo, que está disponível tanto para usuários iOS quanto Android. É possível sincronizar com contas como a do Twitter, Facebook ou Instagram, para ter um perfil rapidamente no aplicativo.

Todo o sucesso do TikTok tem uma explicação e, por trás dele, uma boa estratégia e um plano de negócio. A tendência é que ele cresça ainda mais, conquistando mais usuários e abrindo novas formas de monetizar.

Fonte: site Rock Content

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