TJBA E A FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL SOMAM ESFORÇOS PARA FORTALECER ELO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO

FOTO: Ascom / TJBA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), tem buscado sensibilizar a sociedade sobre as necessidades de crianças e adolescentes em acolhimento e à espera da adoção. Cumprindo com esse propósito, o Desembargador Salomão Resedá, Coordenador da Infância e Juventude (CIJ) do TJBA, reuniu-se com o Presidente da Federação Baiana de Futebol, Ricardo Nonato Macedo de Lima.  

O encontro, além de sensibilizar a entidade desportiva para o tema, fortalece ações em prol do Dia Nacional da Adoção, comemorado a cada 25 de maio. 

“Vamos replicar o que aconteceu nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, onde clubes futebolísticos abriram espaço para essas crianças e adolescentes, dando-lhes atenção e visibilidade”, explica o Coordenador da CIJ, Desembargador Salomão Resedá. Ele   também destacou que no dia 25 de maio, os telões dos estádios estaduais exibirão um vídeo referente à Campanha de adoção – realizada no âmbito do TJBA. 

Outros pontos discutidos no encontro debateram a possibilidade de, por meio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estender esse vídeo à seara nacional. “O ideal é divulgar em todos os telões de estádios de futebol antes dos jogos do campeonato nacional”, ressaltou o Desembargador. 

O Presidente da Federação Baiana de Futebol, Ricardo Nonato Macedo de Lima, na oportunidade, agradeceu ao Chefe do Judiciário Baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, pela inciativa. E demonstrando interesse em fortalecer o elo da corrente social infanto-juvenil, sugeriu que o Desembargador Salomão Resedá levasse algumas dessas crianças e adolescentes em partidas de futebol, com objetivo de tirá-los do isolamento que o acolhimento propicia. 

O Coordenador da CIJ, Salomão Resedá, lembra que muitas dessas crianças e adolescentes têm poucas oportunidades de interação com a sociedade e essa será uma forma de materialização desse objetivo.  

Ao término da reunião, o Desembargador do TJBA recebeu mais uma sugestão do Presidente da Federação Baiana de Futebol. “Ele pediu que indicássemos uma instituição para que o Tribunal Desportivo da Bahia possa vir a destinar penas pecuniárias, que são aplicadas à jogadores de futebol, às instituições da capital baiana”. 

É importante salientar que, ciente da importância do tema referente à adoção, a CIJ lançou, no mês de março, o projeto “Pintando o 10” – uma forma de alertar servidores e magistrados a manterem atualizados o Sistema Nacional de Adoção (SNA). Esse é portão de entrada para quem deseja adotar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui