Trabalhadores que atuam na central telefônica do INSS paralisam atividades na BA

Manifestantes dizem que salários são pagos com atraso há pelo menos seis meses. Na quinta (7), peritos e servidores do órgão realizaram assembleia e decidiram manter greve, iniciada há 12 dias.

Funcionários de uma empresa de telecomunicações que presta serviço terceirizado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia suspenderam as atividades e fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (8), em Salvador. Os servidores do órgão estão em greve há 12 dias e decidiram manter a paralisação após assembleia realizada na quinta-feira (7).

O ato foi realizado a sede da empresa, no bairro Caminho das Árvores. Os trabalhadores gritaram palavras de ordem para cobrar a regularização do pagamento dos salários, que há seis meses é debitado com atraso.

“Já temos meses atrasando o recebimento e aqui a gente só é cobrado. O INSS para, então a gente também vai parar”, disse uma das funcionárias, que não teve nome divulgado.

O grupo diz que, neste mês de abril, o salário deveria ter sido pago até quarta-feira (6). No entanto, ainda não foi atualizado na conta corrente.

“Eles dizem que há inconsistência no banco e não resolvem o problema. Desde o ano passado é assim. Se não entrar o salário, vamos continuar parados. É muito difícil porque a gente só é cobrado, o tempo inteiro, mas não tem direito ao básico, que é receber em dia”, comentou a funcionária.

O INSS informou que o atendimento telefônico via número 135 é prestado por três centrais: uma em Salvador, e outras em Recife e Caruaru, cidades pernambucanas. Desta forma, em caso de intercorrência com alguma das centrais, as ligações são automaticamente distribuídas entre as demais para que não haja prejuízos ao atendimento.

O instituto acrescentou que, além do atendimento pela central telefônica, o usuário pode buscar atendimento remoto disponível no portal do órgão ou aplicativo “Meu INSS”. Sobre as queixas dos funcionários da empresa terceirizada, o órgão não se manifestou.

A Tel informou que o salário dos funcionários atrasou por causa de um erro no sistema. Segundo a empresa, algo pontual, que já está sendo resolvido, e com previsão de serem pagos a partir desta sexta-feira até a próxima segunda-feira (11).

Ainda de acordo com a companhia, a situação ocorreu em duas unidades da Tel e os funcionários de outros pontos da empresa receberam os pagamentos normalmente.

Greve mantida após assembleia

Os servidores do INSS se reuniram em assembleia, na quinta-feira (7), na frente da agência da Previdência Social de Brotas, e decidiram manter a greve, que chega ao 12º dia nesta sexta-feira (8). Na ocasião, o grupo elaborou uma carta e pretende entregá-la aos deputados federais baianos na próxima semana.

A categoria reivindica reajuste salarial de 19,9% e diz que há três anos não ocorre correção nos vencimentos dos trabalhadores. Além disso, pede a realização de concurso para suprir o déficit de pessoal e melhoria nas condições de trabalho.

Com a greve, sete gerências e 140 agências estão com perícia médicas e demais serviços suspensos em toda a Bahia.

O advogado Eddy Parish, especialista em direito previdenciário, destacou que a greve é dos servidores do INSS, não do órgão em si. Portanto, a recomendação é que os beneficiários continuem a requerer os benefícios por meio das plataformas online – como o próprio site do INSS

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