Já na Ladeira da Montanha, onde parte de um casarão desabou na quinta-feira (21), o trânsito segue interrompido. Defesa Civil
O trânsito de veículos foi liberado na Estrada Velha de Periperi, em Salvador, na tarde de domingo (24). A via estava com a passagem suspensa desde a quarta-feira (20), quando parte de um barranco deslizou e a terra atingiu um lado da pista.
Ainda na quinta-feira (21), moradores da região retiraram parte do bloqueio, que foi instalado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O grupo alegou que a interdição comprometia o acesso da comunidade às casas.
Com a Estrada Velha de Periperi liberada, os motoristas levam em média oito minutos para fazer a ligação entre a BA-528 e Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana. Enquanto a via estava interditada, os motoristas tinham que ir até Paripe, acessar a Rua Almirante Mourão Sá, para então pegar a Suburbana.
Para fazer esse trajeto, o tempo de deslocamento aumentava para 16 minutos. A Estrada Velha de Periperi é uma importante ligação para os moradores da região. A via liga a Avenida Suburbana à BA-528, por dentro do bairro de Periperi.
A Ladeira da Montanha, que liga as cidades Alta e Baixa, está interditada desde a manhã de quinta-feira (21), porque parte de um casarão histórico desabou no local.
Ainda não há detalhes de quando o local será liberado. Técnicos da Defesa Civil estiveram na ladeira e fizeram avaliação do trecho, que já passou por limpeza pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).
O órgão fará um laudo sobre os riscos no local e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o casarão, informou que fará um estudo no local. O instituto falou que os riscos na área do casarão só poderão ser identificados após o laudo da Codesal.