Prefeitura inicia cursos de serviços hospitalares que vão ser encaminhados para rede Mater Dei. Saiba como participar

Prefeito Bruno Reis
Bruno Reis e Henrique Salvador assinaram o termo de cooperação para a implantação do projeto (Foto: Betto Jr/Secom)

O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) iniciou, na segunda-feira (26), o ciclo de cursos de qualificação profissional. Voltado para a excelência em saúde, o programa beneficiará, até o final do ano, cerca de mil trabalhadores.

As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac),  nas modalidades virtual e presencial, na Casa do Comércio. A finalidade é oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde. Será aplicada a metodologia participativa, visando preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Na manhã desta terça-feira (27), a secretária da Semdec, Mila Paes, esteve na Casa do Comércio junto com Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo do município. Elas deram as boas-vindas aos alunos que, neste primeiro momento, participam da capacitação, para atuar nas áreas de Serviços e Práticas do Copeiro Hospitalar, Controle de Estoque e Movimentação de Mercadorias e de Técnicas de Atendimento em Farmácia.

A secretária informou que o programa tem como meta formar pessoas, com foco na melhoria e aumento da empregabilidade do município, aproximando o setor empresarial dos cidadãos que precisam do emprego. “A gente tem um trabalho desafiador, que é se aproximar do mercado empregador e sensibilizá-lo, para substituir a exigência da experiência em carteira, pelas horas cursadas pelos alunos”, explicou.

Segundo a gestora, este primeiro módulo é fruto de uma parceria com o Hospital Mater Dei, que tem inauguração prevista para o início de 2022, em Salvador. “É o início de uma caminhada para formar pessoas no setor de saúde, que é promissor de vagas e empregos na cidade, em função dos grupos que estão investindo em hospitais e clínicas locais”.

A diretora do Trabalho adiantou que todos os profissionais serão encaminhados para o mercado de trabalho, mas não só para o Mater Dei. “Com a qualificação, a gente tem uma chance maior de empregabilidade, na área de saúde”, declarou Maria Eduarda.

Nesta etapa, serão realizados os cursos de Técnicas e Serviços em Higienização Hospitalar; Serviços e Práticas de Copeiro Hospitalar; Controle de Estoque e Movimentação de Mercadorias; Técnicas Básicas para Porteiro e Técnicas de Atendimento em Farmácia.

Interessados em se inscrever em cursos pelo programa pode realizar o cadastro no site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br.

Fonte: Secom / Salvador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui