Nesta quarta-feira(4), foi divulgada uma pesquisa que mostra que a estratégia do ex-prefeito ACM Neto (UB) tem dado certo. Ele, até o momento, segue independente, ou seja, sem alinhamento com nenhum pré-candidato a presidente.
Segundo Neto: “o padrinho político dele é o povo”. Assim tem mostrado os números da pesquisa feita pelo Instituto Opnus
O Instituto apontou que o ex-prefeito ACM Neto (UB) segue na liderança pelo Executivo baiano. Na pesquisa estimulada, sem apoio de presidenciais, Neto aparece com 64%, seguido pelo petista Jerônimo Rodrigues com 11%. Em seguida a pesquisa aponta João Roma com 8% e Kleber Rosa com 1%. Brancos e nulos somam 7% e 9% não souberam responder. Já no cenário com apoio de presidenciáveis, Neto como candidato independente reúne 44% da preferência, Jerônimo com Lula cresce para 32%, João Roma, atrelado ao presidente Jair Bolsonaro, soma 12% e Kleber Rosa (PSOL) com Guilherme Boulos, segue com 1%. Brancos e nulos somam 4% e 7% não souberam responder.
A pesquisa, encomendada pela Rádio Salvador FM, ouviu 1.500 pessoas entre os dias 28 de abril e 2 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-07794/2022 e BR-07079/2022.
A pesquisa ainda apresentou um cenário de intenção de voto espontâneo. E também nesse cenário o pré-candidato lidera a preferência do eleitorado, desbancando, inclusive, o atual governador Rui Costa (PT). Confira:
ACM Neto (UB) – 25%
Rui Costa (PT) – 8%
Jerônimo Rodrigues (PT) – 5%
João Roma – 5%
Jaques Wagner – 1%
Outros – 3%
Brancos/Nulo – 5%
Não souberam responder – 48%