Valéria: Suspeitos morrem em operação policial no bairro; quase 1.000 estudantes estão sem aula

Operação em Valéria

Na manhã desta segunda-feira (4), dois homens morreram após confronto durante uma operação conjunta entre as polícias Militar, Civil e Federal realizada no bairro de Valéria, em Salvador. Ainda de acordo com a Polícia Civil, um deles, identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, o “Pablo Escobar”, é considerado como o maior liderança do tráfico de drogas na região.

A Secretaria da Educação de Salvador (Smed) informou que por conta da sensação de insegurança no bairro de Valéria, causada pela operação, 944 alunos das escolas municipais São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida estão com as atividades suspensas. Já as aulas da Rede Estadual de Ensino ocorreram normalmente.

Também devido a sensação de insegurança, os rodoviários do transporte público de Salvador deixaram de circular até Nova Brasília de Valéria, onde está localizado o fim de linha do bairro.

Conforme informações da polícia, “Pablo Escobar” possuía dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Ele estava escondido na mata e entrou em confronto com os policiais, quando foi atingido, socorrido e levado a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

“Pablo Escobar”, suspeito morto durante operação no bairro de Valéria. Foto: Divulgação/SSP-BA

O suspeito, que também integrava o “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, também era conhecido por oprimir e ameaçar moradores do bairro.

Nas primeiras horas da operação, Carlos Alessandro Santana Santos, o “Cachinho”, também suspeito de integrar o grupo criminoso, foi morto durante um confronto com agentes. Ele também tinha mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. Ainda durante a operação, um homem, que não teve a identidade revelada, foi preso com seis granadas e drogas.

De acordo com a Polícia Civil, dois fuzis, rádios comunicadores, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições, sete celulares, além de dois carros com restrição de roubo foram apreendidos. Além disso, três acampamentos foram desarticulados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui