Com a chegada das eleições, muitos candidatos lançam as suas candidaturas, elaboram planos de governo e preparam material para suas propagandas políticas. Porém, alguns acabam cometendo irregularidades no meio desse processo.
Por causa disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o app Pardal, para que as pessoas possam enviar denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais. O objetivo é auxiliar os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a fiscalizarem e combaterem a corrupção eleitoral.
Neste ano, o app irá aceitar apenas denúncias envolvendo propagandas eleitorais e os usuários devem se identificar ao realizarem uma denúncia. Mas, caso você queira, pode pedir o sigilo dos dados pouco antes de finalizar a denúncia.
Se você viu alguma irregularidade em alguma propaganda política, confira abaixo o passo a passo para realizar uma denúncia no app Pardal do TSE.
Como denunciar propaganda irregular no app do TSE
Passo 1: baixe e instale em seu celular o app Pardal (Android | iOS) e, na tela inicial, clique no ícone “+” no centro do menu inferior para iniciar uma denúncia.
Passo 2: com o menu aberto, clique em “Propaganda eleitoral irregular” e, em seguida, em “Prosseguir”.
Passo 3: digite o seu CEP no local indicado, clique em “Próxima etapa” e espere o app preencher os campos seguintes.
Passo 4: preencha os campos restantes, como ponto de referência, o “Número” e selecione qual a eleição. Com o menu aberto, selecione “Eleições Municipais 2020” e clique em “Confirmar”.
Passo 5: clique em “Objeto da denúncia” e, no menu, selecione “Partido”, “Candidato” ou “Coligação” para prosseguir. Para este exemplo, escolhemos “Candidato”. Clique em “Confirmar”.
Passo 6: clique em “Informe o cargo” e, no menu, selecione o cargo que aquele candidato está pleiteando. Clique em “Confirmar”.
Passo 7: em seguida, informe o nome do candidato e clique em “Confirmar”.
Passo 8: verifique se está tudo preenchido corretamente e clique em “Próxima etapa”.
Passo 9: descreva a denúncia da maneira mais detalhada possível no campo indicado. Na seção “Evidências”, carregue fotos, vídeos ou áudios para comprovar a sua denúncia.
Passo 10: você pode tirar uma foto, gravar vídeo, ou clicar em “Abrir Álbum” para acessar a sua galeria. Clique em “Prosseguir” e em “Próxima etapa” para poder continuar.
Passo 11: preencha todos os seus dados como nome, CPF, e-mail, telefone e endereço. Se você quiser fazer uma denúncia anônima, habilite a opção “Quero manter sigilo dos meus dados pessoais”.
Passo 12: verifique se está tudo preenchido corretamente e clique em “Enviar denúncia” no final da página.
Passo 13: para verificar o andamento da sua denúncia, volte à aba inicial pois lá estarão todas as denúncias que você realizou. Se você quer pesquisar por uma denúncia, clique em “Pesquisar” no menu inferior.
Passo 14: na aba seguinte, você pode localizar uma denúncia através de um número de protocolo.https://e2b0368f64e6dc1e382c7dcbcf75b4fa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Pronto! Agora você pode denunciar algum candidato, partido, ou coligação que esteja fazendo propaganda eleitoral irregular na sua cidade através do app Pardal do TSE.
Fonte: Canaltech