Setor contabiliza um saldo do ano até maio positivo (1%), apesar de permanecer em queda no intervalo de 12 meses (-0,4%)
As vendas do varejo registraram uma alta tímida em maio (0,1% frente a abril), segundo Pesquisa Mensal do Comércio publicada nesta quarta-feira (13), pelo IBGE. Foi o quinto mês consecutivo no campo positivo. Na média móvel trimestral, a expensão foi para 0,7%.
Conforme o IBGE, na série sobre igual mês do ano passado, o comércio varejista caiu -0,2%. Trata-se da primeira taxa negativa após três meses de altas. O acumulado no ano chegou a 1,8% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,2% no comparativo mensal, e a média móvel ficou em 0,2%. O segmento acumula avanços de 1% (no ano) e 0,3% em 12 meses.
As principais influências sobre o varejo, em maio, vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,5%), no lado positivo, e Móveis e eletrodomésticos (-3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), no lado negativo. Seis das oito atividades tiveram melhoria. Seis das oito atividades avançaram, na série com ajuste sazonal