Vendas do varejo registram alta tímida em maio (0,1%)

Setor contabiliza um saldo do ano até maio positivo (1%), apesar de permanecer em queda no intervalo de 12 meses (-0,4%)

As vendas do varejo registraram uma alta tímida em maio (0,1% frente a abril), segundo Pesquisa Mensal do Comércio publicada nesta quarta-feira (13), pelo IBGE. Foi o quinto mês consecutivo no campo positivo. Na média móvel trimestral, a expensão foi para 0,7%.

Conforme o IBGE, na série sobre igual mês do ano passado, o comércio varejista caiu -0,2%. Trata-se da primeira taxa negativa após três meses de altas. O acumulado no ano chegou a 1,8% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,4%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,2% no comparativo mensal, e a média móvel ficou em 0,2%. O segmento acumula avanços de 1% (no ano) e 0,3% em 12 meses.

As principais influências sobre o varejo, em maio, vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,5%), no lado positivo, e Móveis e eletrodomésticos (-3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), no lado negativo. Seis das oito atividades tiveram melhoria. Seis das oito atividades avançaram, na série com ajuste sazonal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui