Vereadora Ireuda Silva pode ser a opção perfeita para ser candidata a vice-governadora na chapa de ACM Neto

vereadora Ireuda Silva

ACM Neto é pré-candidato a governador desde que passou a prefeitura para o seu sucessor, Bruno Reis.  Saiu bem na frente na corrida para em direção ao Palácio de Ondina. O seu principal concorrente, Jeronimo Rodrigues, só a menos de dois meses, foi lançado como pré-candidato. Só que quase concomitante do lançamento do ex-secretário de educação do Estado apresentou-se também o seu pré-candidato a vice na chapa, o ex aliado de Neto, Gerado Junior.

Com isso está formada a nova tríade de partidos alinhados (PT-PSD-MDB), com os nomes para governador, vice e senado bem definidos.

Do outro lado, é aguardada com expectativa a definição do ou da vice de Neto.

Os nomes mais cotados são:  Marcelo Nilo, que se filiou aos republicanos, e tem uma forte expressão política no cenário estadual. Mas é novato no atual partido que tem o segundo nome que é o líder do partido: deputado federal Marcio Marinho (líder do partido no Estado).  A última opção dos três é Jose Ronaldo (UB). Aliado antigo do ex-gestor da capital. Mas recai contra ele ser do mesmo partido do pré-candidato. E ele precisa compor forças com partidos, principalmente, o Republicanos.

Dá necessidade de ter um fechamento para estar majoritária junto com o Republicanos é que surge o nome da vereadora Ireuda Silva. Ela preenche vários requisitos que podem ajudar muito ACM neto na futura campanha e, consequentemente, no governo, caso seja eleito.

O primeiro deles é o do partido que deseja um espaço relevante no governo. Ireuda é dos Republicanos. O que pesa contra ela é não ter a força necessária dentro do grupo para se firmar como uma opção viável. E não ser muito conhecida como Marcelo Nilo a nível Estadual.

O segundo ponto positivo, e não menos importante, é o de ser mulher. Quando “olhamos a foto” e vemos só homem formando uma majoritária fica faltando a representação feminina. Além de ser mulher, a vereadora já demonstrou competência e defende bem a pauta feminina, principalmente, a de mulheres negras, etnia da qual se orgulha de fazer parte.

Por último, ela é crista evangélica. Sabemos que a força desse segmento religioso na política não pode ser desprezada de forma alguma. Ireuda é da igreja Universal e  bem atuante, a instituição   está presente, senão em todos, mas na maioria dos municípios baianos.

A vereadora, em 2018, foi elogiada por Neto e inclusive cogitada para ser candidata a senadora.

Não podemos esquecer que a estratégia de ter uma mulher para ter um papel na gestão do ex-prefeito de Salvador já foi utilizada. Trata-se da escolha da professora Célia Sacramento. Ela foi a vice de Neto nos primeiros 4 anos da gestão. No entanto, se desentendeu e praticamente sumiu da política   partidária.

A escolha do vice está sendo muito aguardada. Entretanto, se confirmar os posicionamentos do representante carlista, como das outras vezes, isso ainda levará um tempo para ser definido.

Veremos!

Por Tatiane lena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui