Virada histórica: Após o Praia Clube abrir 2 sets a 0, Minas vira de forma épica e conquista o campeonato Sul-Americano

Por: Eduarda Melo

Foto: Isabelle Apolinário

No domingo (18), foi realizada a final do campeonato Sul-Americano de vôlei feminino, a competição, além do troféu, também estava valendo vagas para o mundial de clubes. A disputa pelo primeiro lugar foi decidida entre dois grandes times brasileiros de Minas Gerais, Dentil Praia Clube x Gerdau Minas, o clássico ‘Pão de queijo’, conhecido por muitos espectadores de vôlei.

A vitória do time de BH veio após uma virada épica e histórica sobre o clube de Uberlândia. Após vencer os dois primeiros sets, a vitória do Praia já era dada como certa por muitos torcedores que acompanhavam o jogo, no entanto, no terceiro set da partida, o Minas acordou e reagiu, vencendo os três sets seguidos da disputa, conquistando assim, mais um título do campeonato Sul-Americano de vôlei feminino.

Todos os jogos foram realizado na cidade de Bauru, em São Paulo, que foi sede do campeonato pela primeira vez, tendo a Arena Paulo Skaf como palco principal das disputas.

A partida:

O primeiro set do jogo entre Gerdau Minas e Dentil Praia Clube, foi bem equilibrado tendo parciais de 24×26 para o time de Uberlândia. Já o segundo tempo da partida, foi marcado por um atropelo do Praia em cima do Minas, que de acordo com o público, pareceu ter dormido em quadra, com o placar final de 16×25.

O terceiro set da partida já era dado como o último por muitos torcedores que já comemoravam a vitória do Praia por 3 sets a 0, no entanto, não foi isso que aconteceu em quadra. A reação minastenista aconteceu no terceiro set do jogo, surpreendendo quem acompanhava a disputa, e reacendendo a chama da vitória nos corações dos torcedores do time comandado por Nicola Negro. A equipe de Paulo Coco acabou sendo superada por 25×19, no primeiro set conquistado pelo Minas.

O quarto set era a última oportunidade do Praia fechar sem ir para o tie break contra o time de Belo Horizonte, o momento foi marcado por uma disputa acirrada que foi decidida no ponto a ponto, e sendo vencida pela Minas com o placar de 25×22, garantindo um empate para a equipe azul e branca, o que levaria a final do campeonato a ser decidida no set de desempate.

O quinto set, conhecido como tie break, foi marcado por uma equipe minastenista cheia de gás, abrindo o placar de 5 a 0 no início da rodada de desempate. O Praia Clube chegou a encostar, diminunindo a grande diferença na pontuação, para apenas dois pontos a menos. No entanto, o set final foi marcado por uma vitória de 15×11 para a equipe da capital mineira, que teve como destaques jogadoras como a bi campeã olímpica Thaísa, Pri Daroit, Júlia Kudiess e Jenna Gray.

Premiação

O pódio do campeonato Sul-Americano, foi mais uma vez composto apenas por equipes brasileiras. O terceiro lugar foi do Sesi-Bauru, as donas da casa conquistaram a posição após derrotarem o time peruano, Regatas Lima. Já o primeiro e segundo lugar foram compostos pelo Gerdau Minas e Praia Clube, respectivamente. A cerimônia de premiação foi realizada após a disputa final, onde as jogadoras receberam suas medalhas, e os troféus foram entregues as capitãs de cada clube.

Jogadoras destaque

Além de ser o campeão do campeonato, o Minas também foi premiado com quatro de suas jogadoras sendo eleitas destaque na competição. A central Thaísa foi eleita uma das melhores na posição em que atua, um dos prêmios de melhor ponteira foi conquistado pela camisa 5 do time, Pri Daroit, e uma das atletas mais jovens a integrar a equipe mineira, Júlia Kudiess, recebeu o título de MVP (melhor jogadora do campeonato). Vale ressaltar que a levantadora americana, Jenna Gray, recebeu a premiação de melhor atleta da partida.

Na equipe do Dentil Praia Clube, Natinha recebeu o prêmio de melhor líbero do campeonato, já a ponteira Shophia Kuznetsova também foi premiada na posição, e a atleta Monique Pavão, recebeu o título de melhor oposta da competição.

No clube do Sesi-Bauru, as donas da casa também foram premiadas. A levantadora e campeã olímpica, Dani Lins, foi eleita a melhor levantadora da disputa, a capitã do time recebeu o trófeu das mãos do seu marido, o ex-jogador de vôlei, Sidão. Já o prêmio de melhor central também foi concedido a Maiany, integrante da equipe bauruense.

Comemoração

Após a premiação, cada equipe comemorou sua vitória e seguiu para suas respectivas bases, pois já retornam a Superliga Feminina nos próximos dias. Comemorar é bom, mais as equipes já vão precisar retomar as suas rotinas de treino. Ainda no domingo, as equipes mineiras já embarcaram em voos de volta para suas sedes. Na quarta-feira (22), o Praia Clube já precisa estar pronto para enfrentar o Pinheiros pela 17ª rodada do campeonato, enquanto o Gerdau Minas e o Sesi Bauru se enfrentam no dia seguinte, na sexta-feira (23), também pela mesma rodada válida da Série A da Superliga Feminina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui