Na quarta-feira (3), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), assinaram um acordo para aquisição de 40 trens de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Governo do Mato Grosso. As negociações foram mediadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a liderança do ministro Bruno Dantas Nascimento. Os trens são destinados à implantação do VLT no subúrbio de Salvador.
Desde o mês de agosto de 2023, a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos do TCU (Secex Consenso), em parceria com a Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Urbana e Hídrica, mediava as negociações para pôr fim aos impasses entre o consórcio construtor e o governo do MT que impediam a destinação de vagões comprados pelo estado em 2014 e estavam sem uso.
Conforme informações do governo, serão investidos R$ 820 milhões para a compra de 40 composições de trens – cada um com sete vagões. A previsão é efetuar o pagamento em quatro parcelas anuais, iniciando ainda em 2024.