Nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reúne com o chefe do Executivo de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), para oficializar o acordo para adquirir os trens para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. O encontro ocorre no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
O governo da Bahia deverá comprar 40 composições de trens, com sete vagões cada, para serem utilizados no modal de Salvador, por R$1 bilhão e a serem quitados em quatro prestações anuais. O acordo será assinado no início da sessão plenária do Tribunal, intermediada pelo presidente do TCU e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), ministro Bruno Dantas.
Inicialmente, os veículos seriam usados pelo governo do Mato Grosso para integrarem o VLT Cuiabá-Várzea Grande, um projeto para a Copa do Mundo 2014 que nunca saindo do papel. Levando em conta o valor atual dos modais novos, o governo da Bahia optou por comprar os trens de Mato Grosso. O Executivo baiano prevê uma economia de cerca de R$ 500 milhões.