Depois do pedido do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador irá contar com vagões dedicados exclusivamente às marisqueiras e aos ambulantes. Segundo ele, essa iniciativa busca garantir o conforto e a segurança desses profissionais.
“Estamos confiantes com o avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então, quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão, com segurança e conforto”, declarou.
A parte interna dos vagões específicos será alterada e projetada para permitir que os marisqueiros e os ambulantes transportem seus equipamentos de trabalho sem precisar competir por espaço com os demais passageiros. Conforme Ana Cláudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do estado da Bahia, (CTB), a previsão é que o VLT já esteja funcionando no início de 2026, com um trajeto da Calçada até o Lobato.
A proposta foi avançada na quarta-feira (23) em uma reunião entre o governador e a equipe internacional da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), que ocorreu em seu gabinete no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.