Famílias com crianças em idade de creche e pré-escola, não matriculadas na rede municipal de educação, podem receber auxílio financeiro concedido pelo programa Primeiro Passo. Criada com a finalidade de promover e proteger os direitos da criança na primeira infância (até 5 anos), a iniciativa possui atualmente 21,6 mil responsáveis e 21,9 mil dependentes cadastrados. O projeto completa nove anos em setembro deste ano.
Para possibilitar maior interação com as famílias será realizada uma operação especial do Salvador Primeiro Passo, nos últimos dois sábados deste mês (20 e 27 de maio). As vivências e trocas de experiências serão realizadas em 18 escolas municipais, onde serão promovidas ações de orientação e apoio, através dos profissionais de educação, assistentes sociais e de saúde.
O programa, que conta com investimento próprio da gestão municipal, teve reajuste de 25% no final de agosto do ano passado, elevando o auxílio de R$65 para R$81,50. As famílias beneficiadas têm o apoio financeiro condicionado à participação em atividades intersetoriais, conduzidas pelas secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Educação (Smed), além do acompanhamento do desenvolvimento da criança.
Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o projeto que tem uma atenção especial à primeira infância é de extrema relevância para as famílias mais carentes. “O Primeiro Passo é mais um dos programas da Prefeitura de Salvador que tem sensibilidade para uma fase tão importante da vida das crianças e de suas famílias. Através dele, concedemos benefício com recursos financeiros, para melhorar a qualidade de vida dos pequenos e garantir um futuro melhor”, destaca.
Com informações do site Bahia.ba