7 de Setembro: tradicional desfile cívico marca esta data histórica

Foto: Natally Acioli/G1

Nesta quinta-feira (7), a celebração do 201º aniversário da Independência do Brasil foi realizada em Salvador. No início da manhã o tempo chuvoso recepcionou a comemoração, após as 8h, o sol apareceu e brilhou nas ruas do Campo Grande, onde foi realizado o clássico desfile cívico com apresentações de fanfarras escolares, das polícias militar e civil, além da Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros.

Antes do desfile cívico, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), recebeu as honras militares e, logo após, fez o hasteamento da bandeira ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do comandante da 6ª Região Militar, general de divisão Marcelo Arantes Guedon. Depois do hasteamento, o gestor estadual falou do papel da Bahia na construção de um país soberano desde a independência.

“A contribuição da Bahia, primeiro por ter sido, na história da independência, um estado que sempre contribuiu com as forças da defesa da nossa soberania, é um estado que tem um povo trabalhador. Temos também um potencial econômico muito forte com o agronegócio, minério, energias renováveis, pólos industriais”, disse Jerônimo.

A apresentação das 12 bandeiras históricas deu início a abertura do desfile. Em seguida, foi a vez do subgrupamento de praças responsáveis por conduzir navios e da banda dos fuzileiros navais.

Este ano, 10 unidades escolares da rede estadual de ensino participaram do desfile na capital baiana, que teve o envolvimento de, aproximadamente, 600 estudantes nas tradicionais fanfarras. Também contou a participação de alunos da rede municipal.

A Polícia Militar da Bahia desfilou com 906 representantes da corporação, incluindo militares das novas unidades, como os Batalhões de Proteção à Mulher, de Policiamento Escolar, de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos e o de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo).

Além do desfile cívico, 935 policiais militares realizavam o patrulhamento nas ruas, bem como o isolamento de todo o trajeto do desfile, o policiamento ostensivo nos principais corredores de tráfego, pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e de transbordo, nas vias de acesso ao local do evento e em apoio às barreiras de trânsito.

Já a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) levaram ao Campo Grande um grupamento feminino, composto por servidoras das carreiras de delegada, escrivã e investigadora de polícia dos diversos departamentos da instituição.

Os bombeiros também  participaram do desfile e, neste ano, deram destaque à campanha “Bahia Sem Fome” nas ruas, com o objetivo de incentivar a doação de alimentos, que podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia da capital e interior do estado.

Também estiveram presentes no desfile a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Guarda Municipal, a Associação de Ex-Combatentes do Brasil, além de agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui