Afegãos voltam a acampar no aeroporto de Guarulhos à espera de abrigo 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, voltou a ser utilizado como local de acampamento para imigrantes vindo do Afeganistão que chegam ao Brasil com vistos de acolhida humanitária. A situação acontece após 123 afegãos serem encaminhados para um abrigo no litoral do estado. 

De acordo com a ONG “Coletivo Frente Afegã”, até a manhã deste sábado (15), 62 afegãos estavam à espera de abrigo. Durante a tarde, 19 conseguiram acolhimento, restando 43 espelhados pelos saguões. “Precisamos de um local provisório com estrutura, que foi prometido na reunião do dia 30 de junho entre os três poderes, municipal, estadual e federal”, disse a voluntária da ONG Aline Sobral ao site G1. 

Vale lembrar que em setembro de 2021, o governo brasileiro publicou uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário, para fins de acolhida humanitária, a cidadãos afegãos. Sem abrigos, os afegãos passaram a ficar acampados pelos corredores do aeroporto desde 2022. 

Com a política de acolhida humanitária em vigor, até 14 de junho de 2023, o governo brasileiro autorizou a concessão de 11.576 vistos de acolhida humanitária em favor de afegãos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui