Eleições 2022: cadastro biométrico continua suspenso na pandemia

É falsa informação que circula nas redes de que todos os eleitores deverão fazer a coleta biométrica ou serão impedidos de votar.

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que todos os eleitores deverão fazer o cadastro biométrico neste ano ou serão impedidos de votar nas eleições 2022. O cadastro está suspenso desde o início da pandemia de Covid-19, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Em 2019, a Justiça Eleitoral de São Paulo promoveu revisões biométricas obrigatórias em 479 cidades no estado. Os que não atenderam ao chamado nos municípios tiveram o título cancelado. Mais de 2 milhões foram convocados.

Em grande parte dos casos, os documentos são de eleitores que já não residiam mais no local onde mantinham o cadastro. Para saber a sua situação, o eleitor deve acessar o site do TRE-SP ou ligar para o telefone 148. O prazo final para a regularização é 4 de maio.

Segundo o TRE, nas eleições de 2020 os cancelamentos não foram efetivados em razão da pandemia, mas valerão agora para as eleições de 2022.

O primeiro título ou a regularização estão disponíveis pela internet. É preciso acessar o atendimento online no site do TRE-SP e solicitar alistamento (primeiro título), revisão ou transferência (caso tenha mudado de município).

A possibilidade de uso da biometria para aqueles que já haviam feito o cadastro está sendo estudada pela Justiça Eleitoral. Até o momento não há definição sobre os protocolos sanitários no pleito de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui