O deputado estadual Laerte do Vando (PSC) apresentou, em Salvador, projeto de indicação para a implantação de uma base de Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) no bairro de Mussurunga.
De acordo com o documento, o projeto de Indicação justifica-se pela necessidade de prover proteção ao bairro de Mussurunga.
“Fui procurado pelos agentes comunitários Alan Pinheiro e Alex Paixão, meus amigos e idealizadores do projeto Eu Amo Mussurunga. Eles me passaram algumas informações relacionadas a Mussurunga, dentre elas; o abandono do Censo Social Urbano e também a insegurança. Sobre esse último tema, prontamente, já encaminhamos ao governador Rui Costa a indicação para a implantação de um ponto base de apoio do PETO no bairro”. Em relação ao CSU, quero fazer uma visita a comunidade e avaliar como podemos intervir. Afirmou o deputado.
Veja a justificativa do projeto:
A presente Indicação justifica-se pela necessidade de prover proteção ao bairro de Mussurunga, que, atualmente, carece de segurança pública pela falta de um Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). A ausência de força policial nas ruas é algo extremamente preocupante, refletindo-se de maneira negativa na comunidade. A insegurança causada pela falta de proteção do Estado desenvolve um ciclo de problemas, dentre eles, o alto índice de violência, assaltos a carros e o surgimento e crescimento de facções criminosas. Ela é responsável por desestimular o comércio, fator que enfraquece a economia regional e abre as portas para atividades ilegais. A perpetuação desse ciclo agrava as dimensões dos estragos causados pelo mesmo, traduzindo como a falta de controle sob a cidade e se tornando indicador de uma má administração pública e é necessário total cuidado a fim de evitar tal circunstância.
Mussurunga é um importante e grande bairro de Salvador com cerca de 70 mil habitantes que necessita de segurança. Até o ano de 2019, a base da RONDESP era localizada no bairro e o deslocamento de viaturas, entrada e saída da base, amenizava muitos problemas que hoje ocorrem, em parte, causado pela retirada desse policiamento especializado.
Sobre a viabilidade de local para a implantação de base de apoio do PETO da 49ª CIPM tem, por exemplo, espaço no Centro Social Urbano, o qual fica localizada na parte central de Mussurunga.
Saliento que a nossa indicação não é para o serviço ficar restrito ao bairro, mas só por estar estabelecido conforme sugerimos terá cumprido a nobre missão da Polícia Militar de proteção pela ostensividade.
Certo do apoio do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia, nos empenhamos, agradecendo antecipadamente o atendimento da solicitação, que nesta, fazemos, e renovamos protestos de elevada estima e distinta consideração.
Nesse sentido, considero relevante a Indicação em tela.
Sala das Sessões, 29 de agosto de 2022. Deputado LAERTE DO VANDO