Início Brasil Ministro do STF paralisa lei que criou piso salarial da enfermagem

Ministro do STF paralisa lei que criou piso salarial da enfermagem

Neste domingo (4), Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, através de uma liminar, a lei que estabelece o piso salarial da enfermagem. A decisão irá valer até que órgãos do governo federal, municípios, estados, entidades e conselhos da área da saúde informem, em até 60 dias, o impacto financeiro nos atendimentos e o risco de demissões. 

Segundo a ação, o ministro estimou que existe um risco de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais conectados ao SUS, uma vez que as próprias instituições já deram indícios da possibilidade de demissão em massa e de redução da oferta de leitos. 

O piso fixado para os setores públicos e privados, foi de R$4.750. A nova lei, sancionada em agosto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), não indicava fonte de custeio. Instituições de saúde e empresários do setor previam aumento de R$17 bilhões nos custos anuais dos hospitais, o que iria gerar reflexo em cortes de leitos e demissões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui