Efeito Barbie: o rosa dominando os espaços e objetos

Por: Eduarda Melo

Foto: Divulgação/Warner Bros

Nos últimos dias estamos acompanhando uma onda cor de rosa tomando conta dos lugares e objetos, quem não viu isso, com certeza deve estar desatento das redes sociais. Nesta semana, o momento pink ficou ainda mais intenso, tudo por conta do lançamento do live action do filme da Barbie, famosa boneca da Mattel que fez e ainda faz muito sucesso entre as crianças.

Mas até onde se pode ultrapassar os limites, ou melhor, existem limites?

De uma hora pra outra tudo mudou de cor, a coloração oficial do momento é o rosa.

Em entrevista recente, responsáveis pela obra cinematográfica revelaram que durante a gravação do filme, eles zeraram o estoque da cor no mundo, pois praticamente tudo na produção precisava ser naquela coloração.

Entrando na onda da obra e com seu lançamento cada vez mais próximo, várias empresas aderiram ao rosa na sua paleta oficial de cores, mesmo que temporariamente. Podemos ver de automóveis a alimentos com a cor pink, como por exemplo: pizza nesta coloração.

Acarajé rosa

No ramo da gastronomia, uma grande polêmica foi instalada na Bahia, mais precisamente em Salvador. Tudo aconteceu quando uma conhecida comerciante baiana entrou no desafio rosa, e lançou nada mais, nada menos do que um dos quitutes mais famosos do estado na coloração, o acarajé. A ação dividiu opiniões, houve quem gostou, e quem criticou Drica pela invenção.

Adriana Ferreira dos Santos, de 45 anos, popularmente conhecida por seu comércio ‘Acarajé da Drica’, já é conhecida por utilizar de diferenciais em suas vendas, e foi alvo de muitas críticas quando divulgou a iguaria baiana de forma colorida. Drica recebeu inclusive reclamações da ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé), e de religiosos, que afirmaram que isso seria um desrespeito com a culinária, pois o acarajé é considerado um alimento sagrado em algumas religiões.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Não só de críticas se vive a baiana, dentre os comentários sobre a coloração do quitute, houve quem elogiou e ficou doido para experimentar a comida na versão cor de rosa. De acordo com a comerciante, apenas a coloração é alterada, o sabor continua o mesmo, não muda.

Assim como o acarajé e a pizza, outros alimentos entraram nesse mundo pink, como a exemplo do brigadeiro, do molho de hambúrguer e até o próprio bolinho de estudante baiano.

Tudo rosa

As vitrines das lojas ficaram padronizadas em uma única coloração, as pessoas adotaram o look rosa no dia a dia e principalmente para ir assistir a produção nos cinemas, a pipoca para acompanhar enquanto se assiste a obra também mudou de cor, estamos todos em um mundo cor de rosa.

Mas, até onde vai a jogada de marketing? Tudo precisa realmente mudar de cor? E quem não quiser entrar na moda? Isso é o que muitos se perguntam.

Particularmente, não vejo nada demais, somos livres para escolhermos o que quisermos, o problema é quando ultrapassamos o limite do outro.

Podemos usar rosa, amarelo, preto, até andar coloridos, desde que sigamos respeitando o próximo.

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