Mais de 20 equipamentos da internet de Musk foram apreendidos pelo Ibama em garimpos ilegais na Amazônia

Brasil: Apenas 9,5% dos garimpos de ouro estão dentro da legalidade
Foto: Reprodução/Ibama

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu equipamentos da Starlink, a provedora de internet via satélite do magnata sul-africano Elon Musk. OPorém, o que chamou a atenção foi a localização dessa apreensão: em pelo menos 20 garimpos ilegais na Amazônia.

Nos últimos 12 meses, foram apreendidos ao menos 32 aparelhos da Starlink em operações do Ibama contra o garimpo. O levantamento foi realizado pelo portal Uol, levando em consideração dados públicos de abril de 2023 a março de 2024.

Neste período, foram recolhidos antenas ou roteadores da Starlink em pelo menos 20 áreas de mineração ilegal, distribuídas em quatro estados. O levantamento, no entanto, aponta que esse número pode ser ainda maior, já que na maioria dos 90 aparelhos de internet apreendidos não houve anotação da marca dos equipamentos. Para o portal, agentes do Ibama estimaram que quase todos os garimpos ilegais aderiram à Starlink no último ano.

Das 32 antenas da internet Starlink apreendidas pelo Ibama, 9 foram encontradas em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, território que vem passando por uma crítica crise humanitária. Já no Vale do Javari, onde onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos, outras 12 foram apreendidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui