Na manhã desta quinta-feira (13), ex-funcionários do Hospital Espanhol realizaram um protesto em frente à unidade de saúde, que fica localizada no bairro da Barra, em Salvador.
Através de vídeo enviado ao site Metro1, é possível conferir os ex-trabalhadores segurando diversos cartazes em que cobram o pagamento das indenizações. “O Hospital Espanhol [será transformado] em clínica médica. E esse dinheiro? O governo aluga o hospital? Esse dinheiro por que não estão pagando as causas trabalhistas?”, questionou um ex-funcionário, que optou por não se identificar.
Durante o pico da pandemia da Covid-19, o local foi uma das unidades especializadas de referência no tratamento da doença. Porém, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, disse, nesta semana, em entrevista à Rádio Metropole, o Hospital Espanhol será transformado em uma referência de clínica médica.
Questionada quais tratamentos serão realizados no estabelecimento e qual público poderá ser atendido, a secretária explicou que o foco serão pacientes que precisam ficar internados, entre oito a dez dias, para tratar infecções ou investigar uma patologia. “Quase todas as especialidades são tratadas, exceto cirurgia”, complementou.